O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) esclarece em nota divulgada nesta segunda-feira (9) a obrigatoriedade do uso de placas e tarjetas confeccionadas com películas refletivas em veículos novos.
A decisão está na Resolução 372/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Neste caso, os proprietários de veículos não precisam trocar as placas atuais, a não ser no caso de transferência do município, perda ou deterioração. Portanto, não há necessidade de uma corrida aos Detrans para a mudança das placas
Também não é necessário trocar a placa atual quando for realizar vistoria veicular, a não ser em caso de troca de município ou estado. As duas placas do veículo também devem ser substituídas por refletivas em caso de perda ou deterioração, seja ela a dianteira ou a traseira. A resolução passou a valer apenas para veículos novos emplacados a partir de primeiro de abril.
A nova resolução do CONTRAN aumentou o tamanho das placas das motos novas, emplacadas a partir de primeiro de abril. As placas deverão ter 17 cm de altura e 20 cm de largura. Neste caso, a mudança de município também obriga a troca da placa com as novas dimensões.
Com as duas mudanças, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) quer facilitar a visualização das placas, em situações de fiscalização e aumentar a segurança no trânsito. Em casos de visibilidade comprometida, como em situações de chuva, neblina ou mesmo à noite, as placas refletivas possibilitam melhor visualização da distância do veículo em relação ao outro.
As películas refletivas eram obrigatórias apenas para as motos desde 2007. Os preços das novas placas variam de cada estado de acordo com o determinado pelos Detrans.
Fonte: Ceará Agora
Adsense Início dos Posts

9 de abr. de 2012

Home
Unlabelled
Denatran esclarece obrigatoriedade do uso de placas refletivas
Denatran esclarece obrigatoriedade do uso de placas refletivas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
LEIA TAMBÉM:
Adsense Final dos Posts

Walter Lima
Walter Lima é radialista cursou telejornalismo profissionalizante pela Faculdade Cearense Fortaleza, radialista Profissional pelo Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Estado do Ceará, Jornalismo Digital pela Prime Cursos, Comunicador Popular pelo Ponto de Cultura do Monte Grave Milhã, Audiovisual, Cinema de animação, Operador de Câmera - criação de roteiros Pela Escola de Cinema do Sertão - Quixadá e em breve iniciará o curso superior em Jornalismo pela Faculdade do Sertão Central - INTA - Milhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.