Foto: Walter Lima
A trigésima Caminhada da Seca tem 30 anos de tradição, teve como tema este ano: “Caminhada ao campo santo do sertão, por cidadania e vida digna no semiárido”.
É um importante patrimônio cultural de Senador Pompeu, que teve início no ano de 1982, idealizada pelo Padre Italiano Albino Donatti, em memória aos flagelados que morreram no campo de concentração da seca de 1932, vítimas da incompetência e da irresponsabilidade dos governantes.
Foto: Walter Lima
Além de Senador Pompeu, outros sete municípios também tiveram campos de concentração de flagelados sendo eles: Ipu, Cariús, Quixadá, Quixeramobim, Crato e Fortaleza. Dos sete campos de concentração de flagelados que foram implantados pelo governo no ano de 1932, o único que mantém viva a história é o município de Senador Pompeu, através do patrimônio material, os casarões da barragem, o local foi usado para aprisionar os flagelados da seca e o patrimônio imaterial, que é a devoção popular pelas almas da barragem e a tradicional caminhada da seca.
Foto: Walter Lima
Mesmo assim, a população da região semiárida afetada pela seca, ainda sofre muito. Principalmente por falta de políticas públicas voltadas para a convivência com a seca. Ver-se comumente ações paliativas, necessárias, mas que não resolvem o problema a médio e logo prazo. Neste momento a caminhada da seca tem uma simbologia muito forte, no sentido de chamar a atenção dos governantes como da própria população, para refletir e buscar alternativas para se viver com dignidade no semiárido, tão belo, tão rico culturalmente.
O cemitério da barragem do patu é um local sagrado para a comunidade, chamado de Santuário da Seca. e lá Ontem dia 11 de novembro, segundo Domingo do mês, aconteceu a caminhada aqui na cidade de Senador Pompeu como tradicionalmente.
Centenas de fies foram em procissão até o local e lá assistiram a missa celebrada pelo o bispo Dom João costa, Padre Carlos Roberto, Padre João Paulo Geovanaze e padre João melo.
Esperamos que, os próximos gestores tenham sensibilidade quanto a cultura artística do nosso município, e sobre as belezas que nele tem. Podendo restaura-las e tonar protegido aquilo de tão importante em uma nação.
Informações adicionais: Blog Instituto Casarão
Mais fotos da 30ª Caminhada da seca em Senador Pompeu no Sertão Central do Ceará.
Clique em exibir a galeria Blog do Walter Lima no Flickr também veja Clique aqui "você ver também as fotos tiradas por Fram Paulo de Instituto Casarão
Mais detalhes:
Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Centro - Senador Pompeu (88) 3449.0069 –
Instituto Casarão, Centro - Senador Pompeu: (88) 9674.0110
AINDA NÃO SABE SOBRE ESSE CASO? Veja quanta dor e tristeza.
Morte de Larissa Lemos, de 4 anos deixa alerta pequena cidade no sertão do Ceará




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.