![]() |
capa livro divulgação |
No dia 26 de Janeiro de 1500. A história que, uma não, mas duas expedições espanholas chegaM ao Brasil antes de Pedro Álvares Cabral. A primeira foi a frota chefiada por Vicente Yanes Pinzón, que aportou no Ceará e desembarcou duas vezes, após mais de dois meses da viagem iniciada em porto de Palos. A segunda expedição pré-cabralina foi a de Diogo de Lepe, que saiu do mesmo porte de Palos um mês depois de Vicente Pinzón, com duas caravelas. Ele (Lepe) aportou nas águas do Rio Grande do Norte, seguindo depois até a ponta do calcanhar.
Posteriormente, seguiu na direção norte, onde foi encontrar a cruz fincada por Pinzón. Diogo de Lepe denominou de Rostro Hermoso o local, referência a Santa Verônica, homenageada neste dia pelo calendário. Era exatamente a ponta do Mucuripe, local do segundo desembarque de Pinzón, para onde viera após chegada na Ponta Grossa, cuja terra achara “árida e os índios hostis" ( Reportagem do Jornal do Brasil, RJ, ed.de 24.11.1968.).
Segundo Pompeu Sobrinho, Vicente Pinzón fez duas paradas ou estações nas costas cearenses. A primeira, no cabo de Santa Maria - na Ponta Grossa ou da Jabarana - no litoral do município de Aracati e a segunda no Rostro Hermoso - o Mucuripe- em Fortaleza, no início de janeiro de 1500, um pouco mais de dois meses, portanto, antes de Cabral chegar à Bahia. Com informações do site do escritor Raimundo Girão.
O blog está no Facebook, no Youtube e no Twitter.
Publicidade
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.