A população de Quixeramobim espera há pelo menos 1 ano o funcionamento do Hospital do Sertão Central. Na tarde desta segunda-feira, 28, uma manifestação realizada em frente ao prédio lembrou os 365 dias após a inauguração. A mobilização foi convocada através das redes sociais. Inaugurado ainda pelo ex-governador do Estado, Cid Gomes, a proposta inicial era a de que o local começasse a realizar os atendimentos no primeiro semestre de 2015.
![]() |
Um manequim enfaixado e 365 cruzes foram colocados em frente ao prédio. Foto Fernando Ivo/ Sertão É Notícia |
Além de populares, lideres comunitários e representantes de movimentos sindicais, esteveram presentes. O deputado estadual Tomas Holanda e o deputado federal Danilo Forte participaram da reivindicação popular. Ainda conforme o Sertão é Notícias que cobriu o protesto os vereadores Rômulo Filho e Teodomiro Fernandes, de Quixeramobim, e Kelton Dantas, de Quixadá, também compareceram. Um manequim toda enfaixada também representava os pacientes que deixaram de serem atendidos na região.
Em nota enviada á Rede Jangadeiro, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, informou que a o Governo do Estado tem trabalhado junto à União para garantir recursos para o pleno funcionamento da unidade.
A reivindicação do Estado é que o Ministério garanta 50% do custeio do HRSC e assim iniciar o cronograma de funcionamento. Como resultado desse diálogo constante com o Governo Federal, o Ministério da Saúde garantiu a liberação de R$ 4 milhões para colocar em funcionamento as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aracati e Jericoacoara, a partir de janeiro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seus comentários. Cautelosamente apreciaremos para liberação.
Configurem crime de calúnia, injúria ou difamação;
Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.
Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.